Gustave Eiffel in Persona Grata

Gustave Eiffel


Alexandre Gustave Eiffel, nascido Bönickhausen, em Dijon (França) em 15 de dezembro de 1832 e morreu em Paris (27 dez 1923), é um engenheiro francês que participou na construção da Estátua da Liberdade em Nova York e da Torre Eiffel, em Paris.

Seu nome Eiffel foi adicionado por um antepassado Alemão do Reno, que se estabelecera em Paris no início do século XVIII, porque os Francês não conseguiam pronunciar seu nome real, Bönickhausen. Este antepassado escolheu este nome porque a sua terra natal era na região alemão de Eifel em Marmagen.
Em 1852 é admitido na Ecole Centrale des Arts et Manufactures, em Paris. Ele completou seus estudos em engenharia em 1855.
Eiffel encontra, em 1856, Charles Nepveu, que é especializada na construção de metalica que, graças aos avanços da metalurgia, conhece na época ampla divulgaçao.









Construção da Torre Eiffel em Paris


A sua primeira realizaçao foi a ponte ferroviária Eiffel em Bordeaux em 1858, em colaboração com Paul Régnauld. Gustave Eiffel utiliza a técnica da fundaçao com ar comprimido ao executar pilares tubulares.
Gustave Eiffel é o autor de um estudo: A fundaçao por pressão hidráulica de pilares.
No início dos anos 1860, a sua colaboração com Paul Régnauld leva a alcançar a Passerelle Saint-Paul e Sainte-Cécile Observatório em Arcachon.

Eiffel, com suas primeiras experiências bem sucedidas, decidiu fundar sua própria empresa. Em 1866, ele adquiriu os Workshops construções metálicas Michwell, perto de Paris, em Champigny-le-Sec.
A empresa, então, leva várias grandes encomendas para a construção de viadutos e de edifícios ou estruturas metálicas. Ele não hesita em ir pela Europa.
O talento do engenheiro Centrale e vivacidade para tomar qualquer nova idéia ou projeto, mas também uma grande capacidade de se cercar com brilhante equipe, contribuindo para o sucesso da empresa Eiffel. Incluem: Théophile Seyrig, em 1868, Émile Nouguier a partir de 1875, Maurice Koechlin de 1879, etc. Maurice Koechlin é a originem em 1881 da estrutura de ferro da Estátua da Liberdade, projetada por Bartholdi e inaugurada em Nova York, em 1886.

Edifícios construídos pelas oficinas Eiffel:
Na França:
• Viadutos de Neuvial e de Rouzat para o caminho de ferro Commentry - Gannat em 1869, criando os suportes curvos, como os da futura Torre Eiffel.
• Ponte Frynaudour sobre o Leff e conectando Guézennec, Quemper e Plourivo. A estação de Frynaudour.
• Ponte do castelo Kermezen na cidade de Pommerit-Jaudy.
• Ponte de Cubzac sobre a Dordogne, 1879: ponte-estrada.
• Viaduto de Souleuvre.
• Estrutura do Liceu Carnot, em Paris
• Adega de vinagre Dessault em Orleans
• Cúpula do Observatório Astronómico do Monte Gros em Nice e em Paris os Ateliers Berthier, em colaboração com Charles Garnier, o arquiteto da Ópera de Paris.
• Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris em 1867
• Sede de aço e vidro do Crédit Lyonnais em Paris
• Viaduto de Garabit, 1884. A ponte ferroviária construída por Gustave Eiffel & Company Cie é concluída em 1884, localizado no Cantal, garante-lhe uma enorme reputação. O arco de 75 metros de alcance que suporta o tabuleiro da ponte é um recorde mundial, absoluta nesta área. Além disso, tem 22 metros de altura. O projecto é Leon Boyer. O comissionamento da linha ocorreu em 1888.
• Viaduto Eiffel da ligna Paris - Mantes por Conflans-sur-Oise: ponte metálica construída por a Sociedade Gustave Eiffel em 1892. Explodido pelos franceses em 13 de junho de 1940, temporariamente reconstruído pelos alemães em 1941-1942, é definitivamente quebrada em duas partes por uma única bomba em maio de 1944. Foi reconstruído em 1947.
• Viaduto de Thouars: ponte ferroviária sobre o rio Thouet.
• Ponte Ferroviária sobre o Vecchio em Venaco (Corse), 1890-1894.
• A ponte de acesso a Rocha da Virgem em Biarritz, alguns metros acima do Oceano Atlântico
• Ele participou na construção do aqueduto de Briare (1896), projetado pelo engenheiro Léonce-Abel Mazoyer : construção dos 14 pilares de alvenaria
• Ponte sobre a Siagne para a ligna Nice-Meyrargues
• Ponte Ferroviária de Capdenac-Gare, construída em 1860-1861, ainda em serviço
• Ponte Eiffel de Olargues em 1889
• Passarela sobre o Sena em Avre entre o Bois de Boulogne em Paris e Saint-Cloud.


Ponte Dona Maria Pia sobre o Rio Douro, Porto, Portugal. Ponte Infante Henrique pode ser vista atrás.


Em Portugal:
Ponte Maria Pia é um grande viaduto que atravessa o Douro, no Porto. Seu projeto era o mais leve, mais barato e mais ousado. Essa realizaçao assenta a sua reputação na França e no exterior, ele ganhou a competição internacional em maio 1875 contra grandes grupos metalúrgicos (os francês Fives-Lille, Ernest Gouin & Co. e um grupo britânico).
Esta ponte em arco de metal, a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do Douro, foi desenhado por Gustave Eiffel e Théophile Seyrig parceiro da empresa de construção Eiffel et Cie. Inaugurado em Novembro de 1877, está abandonado.

A Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, 1878: viaduto duplo (estrada e caminho de ferro), o tabuleiro da ponte tem 562 m de comprimento.


América do Sul:
• Casa de Hierro em Iquitos (Peru)
• estação de ônibus de La Paz (Bolívia)
• Igreja de Santa Bárbara, Santa Rosalia (México)

Europa:
• Estação de Budapeste Nyugati ("Gare de l'Ouest") em Pest, na Hungria em 1875
• Ponte metalica de Girona, na Catalunha
• A ponte sobre o rio Escalda em Tamise (Bélgica)
• A ponte Skenderija sobre a Miljacka em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), 1893

África:
• Ponte Ferroviária El Ourit em Tlemcen (Argélia)

Ásia:
• Madeiramento da agência central dos correios em Saigon (hoje Ho Chi Minh City), Vietnã.
• Ponte Long Bien em Hanói (Vietnã).
• Ponte Trang Tien que atravessa o rio dos Perfumes em Hue (Vietnã).

Gustave Eiffel é mais conhecido por a Torre Eiffel, construída entre 1887 e 1889 para a Exposição Universal de 1889 em Paris, uma cidade que se tornou o símbolo.


Ponte Bordéus


Desde 1878, o governo de Jules Ferry planeja organizar uma grande Expo cuja inauguração está marcada para 05 de maio de 1889.
Embora esse projeto seja definitivamente aprovado, em 1883, dois engenheiros da empresa Eiffel, Maurice Koechlin e Émile Nouguier têm a idéia de uma torre de metal. Entre as suas fontes de inspiração, é preciso lembrar a Galleria Vittorio Emanuele II em Milão. O projecto, moldando em 06 de junho de 1884, foi embelezado com a colaboração do arquiteto Stephen Sauvestre, que refina e decorar o edifício.
A princípio relutante, Gustave Eiffel se apropria a idéia dos colegas, comprando a patente depositado 18 setembro de 1884.
Ele oferece o projeto o Presidente da Camara de Barcelona - onde em breve deverá ter uma Expo - recusa-se, dizendo que o projeto é "irrealista e, principalmente, muito caro."

Em 28 de janeiro de 1887, o trabalho começou. Cavado-se crateras no Champ-de-Mars para receber os pilares de alvenaria, drenando a terra. Breve inventam se soluções em cada fase. E logo os Parisienses assistam meio espantado a elevação majestosa do edifício, o ritmo incrivel 12 metros por mês. No local ocorre apenas a montagem dos componentes da Torre. Estes são projetados e fabricados nas oficinas Eiffel em Levallois, perto de Paris. O empreiteiro, que supervisiona o progresso dia e noite, porém, tem de lidar com uma greve retumbante dos trabalhadores da construção, chamando-o, dadas as suas condições inseguras de trabalho, salários mais elevados.

O triunfo
Eiffel, que tem apenas uma coisa em mente, aceita dar salários exorbitantes (para a época). Em 14 de julho de 1888, o segundo estágio é atingido. Em 31 de março de 1889, o terceiro andar está terminado. A Torre “a mais alto do mundo" sera inaugurada dois anos depois, em 31 de março 1889.
Eiffel, que havia cumprido o prazo, recebe a Legião de Honra (rara distinção na época). A 15 de Maio, o monumento é aberto ao público surpreso não só pela vista, mas também por elevadores hidráulicos "ultra-rápidos" e inovadores. E em menos de seis meses, até o final da Expo, em 6 de Novembro, a torre vai receber dois milhões de visitantes. Esta é sucesso absoluto.

Antigas notas de 200 francos frances (antes do euro)

Comments