Parque da Cidade - Porto in Locais


Parque da Cidade do Porto

Poderiamos começar por qualquer um dos jardins, mas nada melhor do que começar com este grande parque urbano, que até há muito pouco tempo era dos maiores da Europa. Uma espécie de central parque portuense, o projecto inicial deste parque prometia uma grande área verde, mas ficou reduzido ao que é hoje, sendo ainda assim o pulmão da cidade nortenha.

Entrada avenida da boavista parque da cidade

83 hectares de verde compõem o maior parque urbano do páis,projectado por Sídonio Pardal , com a primeira fase pronta em 1993, mas já idealizado desde 1960. Ficou concluido em 2002 quando se uniu ao mar, tornando-se no primeiro parque deste género.

Utilizaram-se técnicas rurais e integração paisagistica de tipo rural, com muito do material resultante da demolição das casas ali existêntes na area a ser integrado na própria malha e estrutura do parque.

Caminhos Parque da Cidade


Existem cerca de 10 km de caminho e um espaço rural com algumas lojas dedicadas ao comércio justo, existem animais de várias espécies, incluindo coelhos, patos e gansos, e várias árvores que extendem o parque até ao mar.


Patos Parque da Cidade

Pode ser facilmente acedido de metro pela linha azul saindo em Matosinhos Sul, ou então pelo 505 da STCP que vem desde o Hospital de S.João. Outras linhas servem aquela zona , inclusive da resende.
Em termos de estacionamento é facil na zona este, perto da entrada da avenida da Boavista. O melhor mesmo é ir de bicicleta e disfrutar dum passeio pelo parque, já que é permitido o uso de bicicleta e a prática de desporto no seu interior.

Proximidade e ligação com a costa e o mar



Outras curiosidades do parque são referentes ao facto da Queima das Fitas ter agora a sua realização anual nas próximidades do parque, e a próximidade com o Edificio transparente, que tem vários restaurante e cafés que permitem disfrutar duma tarde bem passada a beira mar, mesmo junto á praia.


Edificio Transparente

Comments