Windows 8 na Rubrica Mobile

A rubrica Mobile volta hoje um pouco irónica, pois o tema a abordar será o mais recente sistema operativo lançado pela Microsoft, o Windows 8. Como podem compreender a pequena ironia começa aqui pois esta rubrica desenvolve-se principalmente em torno do mundo móvel, mas este tema tornou-se excepção após ter instalado o sistema operativo no meu computador e concluído que este foi muito pouco pensado para qualquer dispositivo não táctil. 

Começando pela primeira fase, a instal
ação, esta mantém-se igual à do Windows 7 (arrancar pelo CD, criar partição, instalar) mas com o benefício de ser bem mais rápida, em cerca de 6/7 minutos o sistema já estava na sua primeira configuração. Para quem já tem uma conta Microsoft os primeiros passos são muito menos penosos pois basta fazer login com a sua conta mas nem tudo é bom pois irá efectuar o mesmo login inúmeras vezes.
Não tenho duvidas que este novo sistema operativo num Tablet ou mesmo num computador de ecrã táctil se torne muito pratico e até seja bastante intuitivo mas o certo é que com o mouse se torna bastante estranho navegar no novo “painel” Iniciar que revelou um conceito quase idêntico ao utilizado no Windows Phone, com atalhos para as aplicações numa “montra” navegável moderna e simplista.

A nível das aplicações há novidades bem interessantes com a Mensagens onde pudemos associar várias contas de chat, o que mantém todas as nossas conversas no mesmo local, mas as notificações desta acabam por ter que ser desligadas pois por experiência própria afirmo que se tornam bastante irritantes, especialmente conectada ao chat do Facebook.
Saindo deste painel novidade temos um sistema em tudo idêntico ao @Windows 7, mas com algumas melhorias a meu ver como o muito útil Gestor de Tarefas que agora está mais completo e mais simples, barras de acesso rápido a pesquisas e definições, também as transparências foram substituídas pelo baço mas mantendo sempre um aspecto limpo e moderno.
Mas como qualquer lançamento da Microsoft, o sistema ainda contém muitas imperfeições a nível de desempenho e mesmo sincronismo sem falar que o bonito painel Iniciar confunde e complica a vida do utilizador que opte por navegar pelo painel e também pelo ambiente de trabalho tradicional. Refiro isto pois executando do ambiente de trabalho por exemplo o browser da Google este mantém-se como é habitual na barra de tarefas mas abrindo a aplicação do Google Chrome pelo Iniciar, este vai abrir em paralelo com o outro previamente executado, ou seja, não havendo o mínimo de cuidado temos programas e aplicações “correndo” ao mesmo tempo, a sobrecarregar o CPU que basicamente fazem o mesmo.

Concluindo, o factor novidade foi o que me fez perder um Sábado a brincar com este “menino” mas certamente não será a minha primeira opção para as tarefas do quotidiano muito menos utilizando o novo Microsoft Office (2013) de onde nasceu esta rubrica, que se fossemos comparar com um recém-nascido esta teria um atraso resultante da falta de fluidez do texto ao teclar bem como o corretor ortográfico que é bastante desorientador.

Na próxima rubrica irei aprofundar um pouco sobre as aplicações nativas deste Windows 8 como as que são indispensáveis para o bom funcionamento e dinamismo da novidade da Microsoft.


- Pedro Ivo Marques

Comments